Skip to content Skip to footer

Informações aos médicos

Área destinada à médicos, com informações técnicas relevantes e auxílio para orientação e encaminhamento de pacientes…

O centro de psiquiatria avançada foi criado no ano de 2016 na cidade de Florianópolis, visando oferecer aos pacientes e médicos da região um serviço de eletroconvulsoterapia, tratamento bastante necessário na psiquiatria e ausente em toda a região naquele momento. Os desafios foram grandes mas foram superados com o pioneirismo e competência o serviço foi desenvolvido, amadurecido também com auxílios dos pacientes que contribuíram com suas opiniões e também fortalecendo os ideais com seus relatos de superação e enfrentamento em momentos mais difíceis.

Após isso, com a estruturação e solidificação do serviço, atualmente recebendo indicações de médicos de toda região sul do Brasil e também de outros estados é
reconhecido como referência em tratamentos de intervenção.

Já em meados de 2023 o serviço foi ampliado para demais tratamentos de intervenção psiquiátrica ou neuromodulação, devido crescente demanda destes tratamentos para atingir melhora de qualidade de vida nos momentos atuais.

A nossa missão é oferecer um serviço completo de tratamentos avançados de psiquiatria e neurologia, de forma ética e sempre atualizado, não deixando de lado valores humanos e se transformar em uma referência para este tipo de tratamento em todo o sul do país.

FLUXO DE ATENDIMENTO

Paciente é avaliado por um de nossos médicos mediante agendamento, neste primeiro contato é obtida uma história completa e delineada a indicação do tratamento específico, além disso visa os seguintes objetivos:

  • Rever as condições médicas pré-existentes e tratamentos em curso para determinar quais outras avaliações, exames e consultas serão necessários antes de iniciar o tratamento;

  • Recomendar modificações apropriadas do procedimento para minimizar os riscos e maximizar os benefícios;

  • Fazer uma avaliação de risco-benefício de todos os tratamentos viáveis e iniciar o preenchimento do consentimento informado;

  • Fazer um plano de tratamento com critérios de remissão específicos. Os sintomas do paciente são documentados previamente para o monitoramento do progresso terapêutico;

  • Determinar o regime de tratamento, se ambulatorial ou em internação, o número e frequência inicial das sessões, o tipo de técnica a ser utilizada;

  • Realizar alterações no esquema medicamentoso do paciente antes do início do tratamento, se necessário.

  • O médico psiquiatra de nossa equipe fará contato com médico assistente do paciente sempre que possível, buscando alinhar o tratamento e oferecer informações sobre o andamento do tratamento. O tratamento é feito em conjunto e ao final o paciente é novamente encaminhado para seguimento com seu médico assistente.​
REFERÊNCIAS

Fink M, Nemeroff CB- Neuroendocrine View of ECT.Convuls Ther. 1989;5(3):296.

Kellner CH, FInk M, Knapp R, Petrides G, Husain M, Rummans T, Mueller M, Bernstein H, Rasmussen K, O’connor K, Smith G, Rush AJ, Biggs M, Mcclintock S, Bailine S, Malur C. Relief of expressed suicidal intent by ECT: a consortium for research in ECT study. Am J Psychiatry. 2005;162(5):977-82.

Mankad  MV  et  al.,  Clinical  Manual  of  Electroconvulsive  Therapy.  American  psychiatric
Publishing. 2010.

NATIONAL INSTITUTE FOR CLINICAL EXCELLENCE (NICE). Guidance on the use of electroconvulsive therapy. 2003, pp. 1-36.

Tharyan P, Adams CE Eletroconvulsive therapy for schizophrenia. Cochrane Database Syst Rev (2):CD000076, 2002. Update in: Cochrane Database Syst Rev (2):CD000076, 2005.

THE UK REVIEW GROUP – Efficacy and safety of electroconvulsive therapy in depressive disorder: a systematic review and meta-analysis. Lancet 361: 799-808, 2003.

Tharyan P, Adams CE Eletroconvulsive therapy for schizophrenia. Cochrane Database Syst Rev (2):CD000076, 2002. Update in: Cochrane Database Syst Rev (2):CD000076, 2005.

Van Der Wurff FB, Stek ML, Hoogendijk WL, Beekman AT. Eletroconvulsive therapy for the depressed elderly. Cochrane Database Syst Rev (2):CD003593, 2003.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos tratamentos e veja como podemos te ajudar.